19 de outubro de 2011

Praia limpa, praia legal!

Projeto - aula aconteceu dia 05 de outubro de 2011 em Jaconé e Saquarema - RJ
A motivação, marco inicial do nosso projeto, é incentivar os alunos no estudo das ciências naturais, através da observação, in loco, de elementos edáficos de restinga, suas características gerais, tais como vegetação e fauna específicas.
Como a proposta da Sangari do Brasil é a “Inclusão Científica de nossos alunos a fim de desenvolver – lhes a capacidade de compreender o mundo em que vivemos, possibilitando a atuação social responsável e com discernimento diante de um mundo em permanente transformação, condição necessária para o exercício de cidadania”.
Assim, o propósito do Projeto “Praia Limpa – Praia Legal” é incentivar a investigação científica e a formação de uma consciência cidadã, focada na sustentabilidade dos recursos naturais, ainda disponíveis no planeta Terra, aperfeiçoando a capacidade de articular e tomar posições coerentes e éticas, compreendendo uma situação – problema, buscando uma solução adequada para ela, com intervenções tecnológicas produtivas, política e ecologicamente corretas.
A curiosidade e especulações dos alunos estimulam e fomentam discussões construtivas, que buscam respostas através de comparações, contextualizações e generalizações com base nas relações existentes entre o objeto de estudo e as observações realizadas em seus diversos contextos.
Tendo em vista a necessidade de implementar e ampliar os conhecimentos apresentados sistematicamente em aula, constatamos que “A construção de conhecimentos, para ser consistente, tem de passar por um processo pessoal dos alunos. Eles precisam deparar com suas concepções e com os dados externos, fazer relações entre diferentes conceitos”. Com o “Projeto Praia Limpa – Praia Legal!”percebemos uma rica e favorável ocasião para corroborar com conceitos, símbolos, fórmulas e termos são usados no contexto escolar.
Estar em contato direto e pessoal com objetos e estudos que são passados conceitualmente, certamente criará condições para consolidação da aprendizagem– ampliação e aprofundamento, compreendendo em que situações e condições esses conhecimentos poderão ser utilizados, desenvolvendo uma consciência de preservação do meio ambiente e suas diversidades.
Com esta aula-passeio foi possível propiciar aos alunos a observação, in loco, da fauna e flora da região de restinga, como área de preservação permanente; despertar em nossos alunos a importância do descarte correto de lixo, objetos e dejetos que são depositados na natureza; dar aos alunos a oportunidade de conhecer novos espaços sociais e desenvolver atitudes e hábitos socialmente corretos e aceitáveis, no convívio humano com a natureza.  Eles puderam também compreender a importância da preservação das espécies naturais para o equilíbrio do ecossistema natural.
Ao final do projeto eles montaram um espaço de lazer com os objetos encontrados na praia.



2 comentários:

  1. As aulas passeio são sempre muito legais e o importante é que se aprende muito e com prazer!
    Parabéns a escola Raul Ryff!

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