21 de julho de 2012

PROJETO DeMoDa


PROJETO DeMoDa
De – Desenvolvimento
Mo – Movimento
Da – Dança

POR
Ariadne Moraes Valentim Marques 
Andréa de Sousa Mota 

MOTIVAÇÃO
Em Roda de Conversa desenvolvida na Turma E.I. 20, a aluna Myrella Lais, 5 anos, manifestou que gostaria de estudar em uma Escola Particular para ter aulas de ballet, pois, segundo a aluna, “nas escolas públicas não há aulas de Ballet”. Esclareci a aluna que não seria necessário que ela mudasse de escola, pois em nossa Escola poderia ter também aulas de ballet, bastaria que “Tia” Andréa aceitasse o nosso convite em desenvolver este Projeto com nossas pequeninas e futuras “bailarinas”. Assim, procurei a Profª Andréa Mota, que ministra aulas de Educação Física exclusivamente às Turmas de Educação Infantil e propus o Projeto que denominamos DeMoDa, cedendo um dos horários, dos 2 tempos semanais das aulas de minha turma, a fim de atender às meninas, no desenvolvimento deste Projeto.
Prontamente a Profª Andréa aceitou o desafio, com total apoio da Direção e demais colegas da Educação Infantil e passou a desenvolver atividades de expressão corporal, onde as próprias meninas denominaram “Balezinho”.
Nas duas primeiras semanas, fizemos uma experiência para observar a resposta das alunas: interesse pessoal, habilidade física, interação com o grupo, disciplina, atenção, sensibilidade e resposta ritmica, entre outros aspectos igualmente relevantes para participar do Projeto. O trabalho desenvolvido pela Profª Andréa visa trabalhar o corpo, respeitando as condições físicas das alunas, suas respectivas idades e habilidades corporais. A proposta, de acordo com a Profª Andréa “é trabalhar o corpo em movimento em relação com o seu mundo interno e externo, seu envolvimento com o cognitivo e afetivo”.

DESENVOLVIMENTO
Fizemos um encontro com as mães e responsáveis das alunas, das três turmas de Educação Infantil de nossa Escola, onde foram expostos pela Profª Andréa, os objetivos e a proposta de um grupo de dança e expressão corporal com as meninas da Educação Infantil.
As mães prontamente se entusiasmaram e se articularam para providenciar o uniforme original de ballet, com sapatilha, collant, saia envelope, meia e presilha de cabelo em crochê, tudo em cor-de-rosa!
Nasceu assim o DeMoDa, da Escola Municipal Raul Francisco Ryff, cuja primeira apresentação ocorreu em nossa Festa Junina, no dia 16 de julho, com um “pout-pourri” de música clássica, que favorecesse os passos básicos e clásicos do ballet, e o forró “Eu só quero um xodó” (Dominguinhos).
A apresentação além de extremamente graciosa, surpreendeu a todos! Pois em pouco espaço de tempo, nossas pequeninas bailarinas brilharam e encantaram a todos!
A proposta deste Projeto tem como objetivo o desenvolvimento da expressão corporal através da dança e movimentos coordenados com vários ritmos musicais, do clássico aos populares, buscando equilíbrio, interação social, apreciação pelo estético, aprimoramento de movimentos das musculaturas superiores e posteriores, sempre considerando as limitações dos tônus e estrutura física de nossas pequeninas.
Segundo a Profª Andréa Mota “a dança é uma atividade complementar da Educação Física, onde o corpo, em total movimento, se manifesta em diferentes ritmos, como atividade de linguagem corporal, com o intuito relacional e emocional”.
A resposta na vida das alunas já tem sido observada visivelmente, no sentido do equilíbrio físico, da disciplina, sensibilidade, melhoria na convivência social e afetiva. A sutileza e delicadeza, presentes na dança e na música, evocam sentimentos de generosidade e gentileza, o que se faz prioritário em Escolas como as que estão inseridas em áreas de risco e com comprometimento da marginalidade e violência.
O desafio e o pioneirismo em desenvolver um Projeto como o ” DeMoDa” , demonstram que é possível e plenamente exequível realizar trabalhos como este em outras Escolas, com as mesmas características sociais e geográficas.
O empenho pessoal e profissional também é um referencial importante. A Profª Andréa de Sousa Mota, PI em Educação Física é pós-graduada em Fisiologia do Exercício e docência do ensino superior, tem cursos e horas práticas em psicomotricidade e participa de mostras de dança da 8ª CRE/2011, o que demonstra plena capacidade para estar engajada e desenvolver tal Projeto. Em parceria, estabelecemos uma estratégia para que, concomitantemente, as alunas das três turmas de Educação Infantil da Escola sejam atendidas e outras alunas venham também demonstrar interesse e desejo em desenvolver uma atividade física tão etérea e distinta das realidades que estão presentes em seu cotidiano.
O DeMoDa é ainda um pequeno embrião, nascido no coração de uma criança e abraçado com carinho pelas professoras que conseguiram vislumbrar novas possibilidades e a perspectiva de transformações significativas e marcantes na vida e existência de nossas alunas.
Esperamos, assim, com o nosso trabalho contribuir para uma educação de qualidade e, indiscriminadamente, em iguais condições, extensiva a todas.

Profª Ariadne Moraes Valentim Marques
Professora Regente em Educação Infantil
Pedagoga/Especialista em Educação
Pós-graduada em Educação Especial/Inclusiva





Profª Andréa Mota na apresentação com as pequenas bailarinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique e comente: